segunda-feira, 8 de março de 2010

Incra lança a segunda edição da norma técnica para georreferenciamento de imóveis rurais



Após um longo trabalho de revisão, foi publicada na quinta-feira (04/Março), no Diário Oficial da União, a segunda edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

A nova Norma de Georreferenciamento permitirá uma maior eficácia na elaboração de um banco de dados da estrutura fundiária no Brasil.

Devido aos avanços tecnológicos ocorridos desde sua elaboração, adaptações no documento se tornaram essenciais. Através da reforma do documento será possível obter um quadro geral do espaço rural,diminuindo a fragmentação dos dados. As informações obtidas através da nova norma serão cruzadas com diversos tipos de dados, como vegetação, relevo, malhas rodoviária e elétrica, e contribuirão no planejamento estratégico das políticas governamentais.

Segundo um comunicado do Incra, o trabalho dos profissionais agrimensores também se tornará mais ágil após as alterações.

Fonte: Site Mundo Geo

Ufal comemora 100 anos do Dia da Mulher




Texto de Rose Ferreira - jornalista

Na próxima segunda-feira, 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Universidade Federal de Alagoas prepara um dia especial de reflexão com o tema “Um olhar para as várias manifestações de violência”.
A abertura oficial da programação será às 8h30, no auditório do Csau, com uma apresentação cultural e o lançamento da campanha do Programa Ufal em Defesa da Vida que, desta vez, tem como objetivo recolher 2.000 pares de sapato, que representarão em um ato simbólico o número de homicídios ocorridos no ano de 2009 em Alagoas, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança.
Às 9h, a professora Andréia Barbosa, assistente social do Centro de Atendimento e Referência as Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Especialista em Gestão da Cidade, ministrará a palestra “Reflexo da violência na saúde da mulher”. Às 10h, o professor Jorge Luiz da Fonseca, da Universidade Federal de Pernambuco, falará sobre o tema “Homens unidos pelo fim da violência contra a mulher”, seguido de debate.
Às 12h, as mulheres da Ufal serão homenageadas com um almoço poético no Restaurante Universitário, onde a oportunidade estará franqueada para apresentações de músicas, poesias e outras manifestações artísticas das servidoras.
A palestra “Assédio moral nas organizações de trabalho: perversão e sofrimento” dará sequência à programação, às 14h, com a psicóloga e professora da Universidade Estadual de Maringá Ângela Caniato. Após oportunidade para debate, o grupo de teatro do Programa Aqui(n)ta Cultural fará uma apresentação e haverá uma comemoração pelos 20 anos do Núcleo Temático Mulher & Cidadania (NTMC).
O evento tem a participação das Pró-reitorias de Gestão de Pessoas e do Trabalho e Estudantil, Sintufal, Adufal, Atufal, Ong Maria Mariá, Programa Ufal em Defesa da Vida, Núcleo Temático Mulher e Cidadania, e Faculdade de Serviço Social.
Exposição “Gênero, diversidade e história em Alagoas”
Como forma de registro do caminho percorrido nesses 20 anos de existência, o NTMC promove a exposição “Gênero, diversidade e história em Alagoas”, no hall de entrada do Espaço Cultural, na Praça Sinimbú, até o dia 12 de março. A exposição mostrará a linha do tempo do Núcleo, traçando um paralelo entre fatos registrados e estudados ao longo de cada ano de atuação da entidade.
Além da exposição, haverá também como comemoração pelo Dia Internacional da Mulher uma palestra com a militante feminista Maria José de Lima, com o tema “Ação Política Feminista x Educação de Mulheres", na quinta-feira, 11 de março, às 14h30, no auditório do Espaço Cultural.
Batuque Feminino
O dia internacional da mulher será lembrado com muita cultura no campus da universidade, na praça ao lado do Restaurante Universitário, no dia 9 de março, a partir das 17h. A festa contará com a participação, da banda Batuque Iyá, fundado em maio de 2009, um grupo de percussão formado apenas por mulheres, no intuito de quebrar padrões. Nesse evento também haverá outras apresentações, como capoeira e apresentação de curta-metragem.