quinta-feira, 26 de abril de 2012

EMBRAPA LANÇA SISTEMA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS



Texto de Alexandre Scussel do MundoGEO

O sistema GEONETCast, criado para disseminar dados de satélite e produtos ambientais utilizando infraestrutura de baixo custo, é uma das tecnologias apresentadas durante as comemorações pelo aniversário de 39 anos da Embrapa, neste dia 25 de abril, em Brasília (DF). Um sistema receptor está em operação na Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas/SP) como resultado da participação no projeto internacional DevCoCast, permitindo o acesso a uma grande diversidade de informações geoespaciais fornecidas por diversos provedores em todo o planeta.

Em escala continental, os dados disponibilizados pelo sistema têm aplicação em questões relacionadas à vegetação e à agricultura, incêndios e inundações, recursos hídricos, dados de oceanos, tempo e clima, visando tomadas de decisão na agricultura, monitoramento da vegetação e de eventos extremos, como secas, estimativa de rendimento agrícola e vulnerabilidade ambiental, em prol do desenvolvimento sustentável. A participação no sistema também oferece a possibilidade de obtenção de dados em séries históricas de imagens de satélite.

“Os produtos gerados através do processamento destes dados poderão beneficiar decisões técnicas e políticas em todos os setores da sociedade, incluindo agricultura e uso das terras, meio ambiente e mudanças climáticas, turismo, entre outras, diminuindo o impacto causado pela dependência de informação vinda dos grandes centros por parte dos países em desenvolvimento, contribuindo para a busca da sustentabilidade”, explica um dos coordenadores do projeto, Édson Luis Bolfe.

PRODUTOS

Além de subsidiar os projetos da Embrapa Monitoramento por Satélite, o sistema vai contribuir com ações de pesquisa das demais Unidades da Empresa. Como resultado da utilização dos dados disponibilizados pelo sistema, a Embrapa Monitoramento por Satélite já desenvolveu alguns produtos.  Entre eles, está o monitoramento agrícola e de pastagens através de índices de vegetação e a avaliação espacial da cobertura vegetal em grandes áreas e em períodos mensais.

Outro produto gerado utilizou sensores hiperespectrais e imagens multi-temporais para identificar áreas com plantio de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. E por último, um produto voltado para a avaliação espacial da cobertura vegetal que utiliza imagens do sensor SPOT Vegetation e um software específico, desenvolvido pela Universidade de Twente, na Holanda.

COMO FUNCIONA

O projeto DevCoCast foi coordenado pela Comunidade Europeia, com o objetivo de oferecer gratuitamente uma série de produtos de observação da Terra para países em desenvolvimento através da instalação de antenas de recepção de baixo custo. Através deste sistema, os parceiros do projeto compartilham, por exemplo, imagens de satélite, dados agrícolas, ambientais, meteorológicos, marinhos e de vegetação de países como Argentina, Bélgica e Reino Unido.

No Brasil, foram instaladas antenas de recepção no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na Embrapa Monitoramento por Satélite, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para conhecer o novo sistema acesse:  http://www.earthobservations.org/geonetcast.shtml

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite

terça-feira, 24 de abril de 2012

TREINAMENTO ANUAL TERRASOLID – RIO DE JANEIRO



A CPE Tecnologia estará realizando treinamento do Terrasolid que é feito anualmente, e desta vez acontecerá entre os dias 08 e 11 de Maio deste ano, na cidade de Rio de Janeiro.

O Evento acontecerá no Hotel Golden Tulip, localizado na Rua Gustavo Sampaio, Nº 320, no bairro Leme na capital fluminense.

Para os interessados, as inscrições poderão ser feitas até a próxima segunda feira (30/04) através do fone (31)3025-4032 e pelo cursos@cpetecnologia.com.br . Falar com Agatha Meireles.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CURSO DE TOPOGRAPH EM BELO HORIZONTE – MG



Entre os dias 02 e 04 de Maio deste ano a CPE Tecnologia realizará, em Belo Horizonte, mais um curso de operação do Sistema Topograph.

O curso será dividido em 03 módulos (Topografia, Volumes e Projetos), e acontecerá na Avenida Barão Homem de Melo, Nº 4282, no 4º andar, em Estoril, na capital Mineira.

As vagas serão limitadas, logo, quem estiver interessado, entrar em contato para mais informações pelo fone (31)3025-4032 e/ou pelo cursos@cpetecnologia.com.br e falar com Agatha.



CURSO DE TOPOGRAFIA (TEORIA E PRÁTICA) BRASÍLIA-DF




Nos próximos dias 03 e 04 de Maio, em Brasília, a CPE Tecnologia estará realizando um curso de Topografia com conteúdo teórico e prático, sendo a parte prática com uso da Estação Total.

O curso acontecerá no Setor SCIA; Quadra 14; Conjunto 01; Lote 08; Salas 101 a 104 em Guará – DF.

Para inscrições e mais informações:
Juliano pelo fone (61)3963-7701

quinta-feira, 5 de abril de 2012

INPE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE INTRODUÇÃO AO TERRAVIEW




Texto de Alexandre Scussel do MundoGEO.


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está oferecendo cursos sobre o TerraView, uma ferramenta computacional que permite o uso de dados geográficos por diversos setores, como segurança pública, gestão urbana, indicadores sociais, saúde pública, geografia e problemas ambientais.

Já estão abertas as inscrições para as próximas edições – de 23 a 25 e de 25 a 27 de abril – em São José dos Campos. Também estão previstas turmas no Inpe de Natal, em outubro.

O curso “Introdução ao TerraView”, de 20 horas, é destinado a profissionais das áreas de recursos naturais (cartografia, geografia, geologia, agronomia, floresta, ecologia, etc) e técnicos que necessitem utilizar o sistema para tratar informações espaciais. Os participantes aprenderão a utilizar as funções do software através de exemplos práticos de manipulação e análise de dados geográficos.

Desenvolvido por pesquisadores do Inpe, o TerraView é um aplicativo construído a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib, também criada no instituto, para visualização e exploração de dados geográficos. Os tópicos do curso envolvem modelagem, consultas de objetos e análises básicas, operações geográficas, edição vetorial, processamento digital de imagens, fundamentos de sensoriamento remoto, entre outros conceitos.

Os participantes receberão apostila impressa para os exercícios práticos e DVD com o material didático em PDF, além dos bancos de dados que serão manipulados no curso e a versão atual do TerraView.
O curso de TerraView é mais um a ser realizado pelo Inpe em parceria com a Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER). Também são oferecidos os cursos: “Fundamentos de Geoprocessamento”, “Introdução ao Spring”, “Processamento Digital de Imagens”, “Banco de Dados Geográficos”, “Análise Espacial de Dados Geográficos” e “Plataforma de Monitoramento Ambiental TerraMA2”.

Informações sobre o conteúdo dos cursos, cronograma e procedimentos para inscrições estão disponíveis na página de cursos da SELPER.






INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO ABRE VÁRIAS VAGAS EM GEO




Texto de Alexandre Scussel do MundoGEO

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) está com vagas disponíveis para diversos cargos, tais como geólogo, geógrafo, engenheiro agrônomo, gestor ambiental, topógrafo e auxiliar de topografia.

O geólogo deve ter graduação em Geologia; mestrado na área de geologia sedimentar e ambiental; experiência comprovada em estudos ambientais e na área de mapeamento geológico; conhecimento na área de água subterrânea e meio subterrâneo; capacidade de trabalhar em equipe e sob pressão; disponibilidade para viajar em atividades de campo. Esta vaga tem Edital Nº 31/2012.

Para a vaga de Engenheiro Agrônomo, é necessário ter formação na área, experiência em formar uma base para definição dos critérios norteadores das ações do programa e como fonte de resolução dos problemas nas negociações e disponibilidade para viajar. Edital Nº 45/2012.

Uma vaga está disponível para Geógrafo, com mestrado em Geografia; experiência comprovada na coordenação de trabalhos na área de Antropologia e Socioeconomia; habilidade em gerenciamento de projetos e de pessoas; liderança e bom relacionamento; capacidade de trabalhar sob pressão; disponibilidade para viajar em atividades de campo. Edital Nº 50/2012.

A vaga para Topógrafo exige curso Técnico de Nível Médio – Topógrafo; experiência em: levantamento planialtimétrico; levantamento com receptores GNSS; implantação de marcos geodésicos; projetos de redes de água e esgoto; projetos rodoviários; projetos e demarcação de loteamentos urbanos e rurais; projeto e cálculo de volumes, cortes e aterros; locações de obras; possuir carteira de habilitação tipo B; disponibilidade para viajar. Edital Nº 46/2012.

O auxiliar em levantamento topográfico irá auxiliar em levantamento planialtimétrico. Necessário ter disponibilidade para viagens. Edital Nº 32/2012.

Para se candidatar, envie currículo para selecaorh@itep.br, até 4 de abril, indicando no assunto Edital Nº (número do edital desejado). O resultado da seleção será divulgado na página do ITEP em até 10 dias após o encerramento das inscrições. Para mais informações acesse a página de vagas do ITEP.