terça-feira, 23 de outubro de 2007

CONGRESSO MUNDIAL DE ENGENHEIROS (WEC – WORLD ENGINEERS` CONVENTION)


Pela primeira vez no continente americano, a terceira edição do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC – World Engineers` Convention) pretende reunir mais de cinco mil engenheiros de todo o mundo na capital brasileira, Brasília, entre 2 e 6 de dezembro de 2008.


A IMPORTÂNCIA DE SE INVESTIR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA


Desde as primeiras reuniões, o Fórum dos Estudantes enfatiza a importância de se investir na formação acadêmica dos estudantes de engenharia. O tema é frutífero para os debates, pois muitas são as maneiras de se investir no desenvolvimento acadêmico, tendendo algumas para maior responsabilidade social e outras para a adequação do estudante ao mercado de trabalho. O que há de comum entre as diferentes opiniões é a preocupação em se garantir melhoras qualitativas constantes, uma vez que quantitativamente o Brasil já alcançou uma posição de destaque no cenário acadêmico mundial. Segundo dados recentemente divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a produção científica brasileira cresceu 33% desde 2004, o triplo da média mundial. Tendo ultrapassado países como a Suécia e a Suíça, o Brasil passa a ocupar a 15ª posição no ranking mundial. “O patamar atual era esperado apenas para 2009”, explicou o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães. Na avaliação qualitativa, contudo, o Brasil ficou no 20º lugar, uma boa posição, mas que também pode ser melhorada.
Assim, novos desafios são impostos à comunidade acadêmica em geral e à área tecnológica em específico. Se por um lado temos uma das maiores produções acadêmicas do mundo, por outro, ciência e tecnologia ainda são áreas muito distantes da sociedade. Recente estudo do Ministério da Ciência e Tecnologia constatou que 37% dos brasileiros demonstram pouco interesse em tais temas, por simples desconhecimento. "Isso é um recado para nós do setor. Tudo está diretamente relacionado com a educação científica", defendeu Ildeu de Castro Moreira, coordenador da pesquisa.


A importância de tal debate não foge às autoridades brasileiras. O Governo Federal tem lançado programas como o “Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão e Desenvolvimento Social”, que objetiva exatamente promover a aproximação entre conhecimento científico e a sociedade. As iniciativas, contudo, ainda carecem de efetividade, o que agrega importância aos encontros, como o Fórum dos Estudantes e Jovens Engenheiros que deve se reunir na WEC 2008.



Mais informações: http://www.wec2008.org.br/

Nenhum comentário: