quinta-feira, 29 de novembro de 2007

BRASIL E ARGENTINA DISCUTEM SATÉLITE CONJUNTO DE OBSERVAÇÃO DA TERRA

Na mesma data em que a presidente eleita da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, técnicos da Argentina e do Brasil reuniram-se no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos. O encontro foi acordado pelo Grupo de Trabalho Brasil-Argentina sobre Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior, na reunião realizada em Buenos Aires em agosto passado.
O encontro teve como principal objetivo identificar novas perspectivas de desenvolvimento conjunto de tecnologias espaciais. As equipes do Brasil e da Argentina concordaram em propor uma missão espacial conjunta, que inclui projetar, produzir e lançar um satélite de observação da Terra com tecnologias avançadas.
Os principais objetivos da missão serão fornecer informações globais das propriedades ópticas dos oceanos, com aplicações nas áreas de oceanografia e climatologia, e monitorar recursos naturais, com ênfase em prospecção mineral e proteção ao meio ambiente.
O satélite será baseado numa plataforma de alto desempenho, estabilizada em três eixos, com capacidade de carga útil de até 800 kg e 700 W de potência média. O sensor óptico terá características tecnológicas inovadoras, cuja especificação preliminar prevê entre 15 e 25 bandas selecionáveis dentro do espectro visível e infravermelho. O projeto contribuirá para a independência tecnológica da Argentina e do Brasil na área de sensores de qualidade espacial, cuja obtenção no mercado internacional está sujeita a restrições.
O novo satélite será o primeiro desenvolvido em conjunto pelos dois países. A relevância de suas aplicações e seu caráter inovador torna este projeto de grande importância para os dois países. Seus principais elementos técnicos serão apresentados ao Grupo de Trabalho Espacial Brasil-Argentina em fevereiro de 2008.

Nenhum comentário: