quinta-feira, 12 de março de 2009

BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO ANUNCIA 600 BILHÕES DE DÓLARES PARA GERENCIAMENTO DE DESASTRES NATURAIS


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou, no final da semana passada, que conta com uma linha de crédito de 600 bilhões de dólares para ajudar os países da América Latina e do Caribe a enfrentar com mais facilidade as consequências de desastres naturais.

Segundo o comunicado, os empréstimos desse mecanismo financeiro facilitarão aos países membros recursos líquidos para cobrir necessidades urgentes de financiamento após desastres naturais de proporções pouco usuais, até que possam recorrer a outras fontes de financiamento.

O banco acrescentou que todos os países membros são elegíveis para receber empréstimos de até 100 milhões ou 1% de seu produto interno bruto. Para receber o crédito, os países devem ter em funcionamento um programa integrado de gestão de risco para desastres.

O programa deve incluir análises de risco, prevenção, atenuação, preparação para emergências e resposta a desastres, assim como previsões necessárias para um financiamento adequado e sustentável de outros riscos remanescentes, e deve ser executado em um período menor que cinco anos.

Nenhum comentário: