quarta-feira, 14 de julho de 2010

IBGE COLOCA À DISPOSIÇÃO NOVO MODELO GEOIDAL PARA O BRASIL



Com o uso cada vez maior da tecnologia GNSS para o posicionamento principalmente na obtenção de altitudes, agregado às novas informações geodésicas e modelos disponíveis recentemente, identificou-se a necessidade de atualização do modelo de ondulações geoidais, possibilitando aos usuários de dados GNSS converter as altitudes geométricas (referidas ao elipsóide) em ortométricas (referidas ao nível médio do mar) com uma melhor confiabilidade.

É com este objetivo que o MAPGEO2010, assim como os modelos anteriores (MAPGEO92 , MAPGEO2004), foi concebido e produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Coordenação de Geodésia (CGED), e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).
O modelo MAPGEO2010 foi calculado com uma resolução de 5' de arco, e o Sistema de Interterpolação de Ondulações Geoidais foi atualizado.
Através desse sistema, os usuários podem obter a ondulação geoidal em um ponto ou conjunto de pontos, cujas coordenadas refiram-se tanto a Sirgas2000 quanto a SAD69.

O acesso ao modelo se dá através de um programa o qual está disponível na página do IBGE.

Além disso, visando a compatibilização dos nossos serviços com o novo modelo MAPGEO2010, todas altitudes ortométricas das estações cujas coordenadas foram obtidas por GPS e Doppler sofreram alterações nos seus valores disponibilizados através do Banco de dados Geodésicos e nos relatórios das estações da RBMC. O serviço IBGE-PPP também já está calculando altitudes ortométricas com o novo modelo.

Nenhum comentário: