Os membros da diretoria do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), foram apresentados, nesta segunda-feira (23), ao Portal Geográfico de Alagoas. A ferramenta, desenvolvida pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplande, apresenta potencial para ser utilizada pelos APLs no aperfeiçoamento das áreas de atuação do programa.
O portal apresenta um sistema de informações geográficas para a web e, através dele, é possível espacializar dados e informações, além de integrar planos de informações georreferenciados. A proposta é beneficiar a gestão dos APLs, ao centralizar todas as informações disponíveis em um só portal.
“Essa concentração vai facilitar o estudo dos arranjos e, consequentemente, isso vai permitir que os responsáveis tomem melhores decisões para as políticas públicas direcionadas ao setor”, explica o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato.
Ainda segundo o Superintendente, transformar os dados disponíveis em informações mais amplas é o objetivo principal do projeto. “Temos muitos dados, mas queremos gerar informações. Se além do número de participantes em cada APL, for possível diagnosticar o perfil desse produtor, como a renda dele aumentou e qual atividade no APL permitiu isso, nossas ações poderão ser mais orientadas”, afirma Michael Chinelato.
Ainda este ano, o portal irá adquirir novas imagens e, com o projeto, espera-se que a região coberta pelos APLs tenha prioridade nessa captação. Para o diretor de Geoprocessamento da Seplande, Robson Brandão, a participação dos gestores dos APLs é de fundamental importância.
“Nós, que trabalhamos com o Portal Geográfico, vamos proporcionar completo apoio aos gestores no manuseio do portal. Eles serão capacitados, para que possam incorporar as informações diretamente na base, e possam fazer uso disso sem grandes dificuldades”, explica Robson Brandão.
Fonte: AquiAcontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário