quarta-feira, 12 de março de 2008

UFAL PARTICIPA DA ASSINATURA DO REUNI EM BRASÍLIA



Saiu no sítio da UFAL


A reitora Ana Dayse Rezende Dorea e o pró-reitor de Gestão Institucional João Carlos Barbirato participam em Brasília, nesta quinta-feira, 13, às 15 horas, da solenidade de assinatura dos Acordos de Metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) que vai destinar para as 53 instituições de ensino superior do país até 2012, mais de 7 bilhões de reais para investimento na área de graduação. A solenidade acontecerá no Salão Leste do Palácio do Planalto e será presidida pelo ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad.

De acordo com o professor Rodrigo Ramalho, coordenador de Projetos Especiais da Ufal e integrante da comissão do Programa Reuni, estarão presentes representantes das 53 universidades, à exceção da Universidade Federal do ABC-SP, que já foi criada em 2005 dentro da concepção do programa.

Rodrigo Ramalho informa que as 44 instituições que aderiram ao Reuni dentro dos primeiros prazos já começam a receber os recursos nesse primeiro semestre. “Para as nove instituições que aderiram ao Programa nos últimos prazos, como a Ufal, com recursos definidos para o segundo semestre de 2008, há a possibilidade de serem contempladas também neste semestre”, diz o coordenador.

Explica o professor que para 2008 estão previstos para todas as instituições federais de ensino superior 480 milhões de reais e há um pacto feito a cada ano, até 2012, que tem que ser cumprido pelas universidades de acordo com o projeto específico de cada uma. “Os recursos serão liberados à medida que a instituição vai cumprindo as etapas”, enfatiza Rodrigo.

No projeto da Ufal para investimentos com recursos do Reuni, dentre as prioridades estão a expansão no Campus Maceió e no interior do estado. Destaca-se também, o crescimento de 42 por cento no número total de vagas de ingresso e de 73 por cento nas vagas de ingresso no período noturno, além da implantação de 15 novos cursos de graduação.

O programa contempla ainda, projetos estruturantes, projetos de uso coletivo e projetos de investimentos nas unidades acadêmicas. Na proposta da universidade consta ainda a ampliação dos cursos de mestrado e doutorado e a contratação de 235 novos docentes e de 360 novos técnicos administrativos. O investimento previsto é de mais de R$ 38 milhões, em obras e equipamentos.

Interiorização

Os recursos do Programa Reuni viabilizarão a implantação do Campus do Sertão - o segundo do programa de expansão da Ufal - que terá sede no município de Delmiro Gouveia, com pólo em Santana do Ipanema, e oferecerá 400 vagas, distribuídas nos oito cursos de graduação. Na sede funcionará o Eixo de Tecnologia e Gestão e em Santana o Eixo de Educação. Informa Rodrigo Ramalho que a reitora Ana Dayse está em Brasília tratando junto aos Ministérios da Educação e da Saúde a implantação de um Eixo da Saúde, a funcionar também em Santana do Ipanema.

Na última semana, uma equipe da Ufal participou, em Brasília, de um seminário informativo sobre o Programa Reuni, que contou com a participação das 54 instituições federais de ensino superior, reunindo cerca de 300 pessoas. A Universidade Federal do Maranhão realizará, nos dias 27 e 28 deste mês, o Fórum de Graduação e convidou o professor Rodrigo Ramalho para fazer a palestra de abertura do evento que tem como tema central “Reestruturando a Universidade no Século 21”.

Nenhum comentário: